Captura de Tela 2023-01-28 às 12.02.09.png
Captura de Tela 2023-01-07 às 14.11.22.png

A inovação não é um evento objetivo e pontual que acontece em um determinado momento, mas um processo que compreende uma série de mudanças que ocorrem ao longo do tempo em um sistema complexo envolvendo ambientes do mercado, unidades de produção, conhecimento e contextos sociais das organizações. Inovações podem ocorrer em qualquer setor da economia e da sociedade, incluindo serviços públicos como saúde ou educação, ou mesmo no âmbito social o no comércio. A inovação pode envolver a abertura de novos mercados, a conquista de novas fontes de abastecimento ou a reorganização de uma indústria. No âmbito das empresas, pode haver inovações em seus métodos de trabalho, nos processos de produção, em produtos, em seu desempenho comercial ou em seus modelos de negócios. 

 

Os processos de inovação tecnológica combinam a exploração de oportunidades geradas por novas demandas do mercado com o surgimento de tecnologias que possibilitem a fabricação de um novo produto ou com a introdução de novos processos para a fabricação de produtos já existentes. De um lado, fatores como mudanças nos preços ou em condições sociais se combinam gerando oportunidades comerciais. De outro, novos desenvolvimentos tecnológicos e científicos apresentam novas possibilidades para criação de novos produtos ou processos. É a combinação dessas duas forças que possibilita o desenvolvimento das inovações.

Desde o início dos anos 2000, as mudanças climáticas que vêm acontecendo no planeta, somadas ao crescimento da poluição de rios e lagoas e ao crescimento quase descontrolado da geração de lixo urbano, estão gerando grandes pressões sociais que agem sobre diversos setores abrindo grande oportunidades para o desenvolvimento de inovações que combinem crescimento econômico com sustentabilidade e preservação de recursos naturais.

 

É nesse contexto que inovação e sustentabilidade se completam formando uma base estruturante para o desenvolvimento global.